COMO O PREÇO DAS COMMODITIES IMPACTA A ECONOMIA? | ECONOMIA ESTÁ EM TUDO! # 138

No Economia está em Tudo! desta semana, o professor Mauro Rodrigues fala sobre o aumento no preço das commodities. O que o Brasil ganha – e perde – com a mudança? E quais as influências disso sobre a inflação e o câmbio? Assista ao vídeo!

2 thoughts on “COMO O PREÇO DAS COMMODITIES IMPACTA A ECONOMIA? | ECONOMIA ESTÁ EM TUDO! # 138

  1. Certo foram os asiáticos, que investem em indústria e quando crescem pouco é 6%. As vezes o preço das commodities está alto explode o consumo pois pode-se importar muito ai quando preço das commodities cai o dólar aumenta, a inflação dispara e o país quebra. O que realmente enriquece um país é a indústria, pois é a indústria que oferece uma grande quantidade de bens de consumo. Mesmo que a quantidade de comércio e serviços ficasse estática mas a indústria dobrasse de tamanho o país tenderia a riqueza, pois a indústria ofereceria uma grande quantidade de bens de consumo. Se o PIB da indústria triplicasse, o pib percapita triplicaria mesmo com as mesmas quantidade de lojas e serviços, as lojas venderiam o triplo. Certo foram os asiáticos, que investiram em indústria. Não que a agropecuária não seja importante, principalmente para um país com o sol e clima do Brasil, é importante investir em pesquisas que elevem a produtividade da agropecuária, até porque quando a produtividade da agropecuária aumenta, os preços dos alimentos sobem pouco, a inflação fica baixa e ai você pode fazer uma política monetária expansionista e investir pesado em industrialização. Para um país enriquecer ele tem que gerar riqueza acima do crescimento da população e os dois setores que aumenta a produtividade muito é a indústria e a agropecuária, é nesses setores que o governo tem que ter política e cair em cima, para elevar a produtividade do país.

  2. Professor, só uma duvida em relação à balança de pagamentos. O Investimento Estrangeiro que o senhor se referiu é o investimento de Portfólio (indireto) ou o Investimento Direto, ou os dois? Além disso, a quantidade de investimento estrangeiro no brasil é significativa assim? Saberia dizer qual a percentual em relação ao total de investimento feito no país? Obrigado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *